Outubro Rosa | conscientização

10:21



Como todo mundo sabe todo ano no mês de outubro é comemorado o movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa, o nome remete a cor do laço cor-de-rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.  Esse movimento já existe a anos e remota a ultima década do século 20, quando o laço na cor rosa foi lançado pela fundação Suzan G. Komen For the Cure, a  popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos  em torno de uma causa nobre. 
Falar de câncer não é uma coisa boa, mas é necessário, existem milhares de pessoas que morrem por descobrir a doença tarde demais ou por nem saber de sua existência no seu corpo, o outubro rosa existe exatamente para conscientização, mas não podemos nos cuidar somente uma vez por ano, é muito importante o exame de palpação em casa e a mamografia em mulheres com mais de 40 anos. 
O câncer de mama é o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a estimativa sobre incidência de câncer no Brasil, (2014/2015), produzida pelo Inca, o Brasil teria 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120mil seriam casos de tumores de mama.
Quando diagnosticado e tratado ainda no começo, isso quando o nódulo é menor que 1cm, as chances de cura do câncer chegam a até 95%, tumores desse tamanho não são detectados na palpação, mas podem ser vistos no exame de mamografia, por isso é fundamental que as mulheres façam esse exame uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade.

Fatores de Risco: O histórico familiar é um fator muito importante e não modificável para o câncer de mama, então se você tem algum parente de primeiro ou segundo grau que já teve esse tipo de câncer antes dos 50 anos, você pode ser mais vulnerável, entre outros fatores de risco não modificáveis estão o aumento de idade, a menstruação antes dos 11 anos conhecida como menarca precoce, a menopausa tardia (ultima menstruação depois dos 55 anos, nunca ter engravidado ou ter o primeiro filho depois dos 30 anos. Existem outros fatores de risco, mas esses são os principais. 


Um alerta: Não são só as mulheres que são afetadas por esse câncer, alguns homens também já foram alvo e precisam se cuidar da mesma forma, a qualquer sinal de caroço nas mamas vá até um médico e procure saber oque é. 

Enfim, graças ao movimento do outubro rosa muitas pessoas já foram alcançadas e a mensagem de conscientização pôde ser passada de forma clara, se você conhece alguém que passa ou já passou por isso, ou até mesmo se quem passou por isso foi você, tente ajuda outras mulheres, existem pessoas que precisam de apoio e perecem por falta de informação, todos os anos empresas e entidades fazem campanhas e vestem a camisa por essa causa, já é uma forma de ajudar e mostrar que você se importa. Vamos nos cuidar e se pudermos, vamos cuidar de quem a gente ama. <3 




fontes: mulher consciente 
Inca.

You Might Also Like

0 comentários